13/07/08

Perguntas Frequentes

P: O que é o Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências?

R: O Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências permite que cada adulto, com idade igual ou superior a 18 anos e habilitações escolares inferiores ao 4.º, 6.º, 9.º ou 12.º ano, possa ver reconhecidas, validadas e certificadas competências que adquiriu ao longo da vida e em diferentes contextos.

P: Onde se pode reconhecer, validar e certificar as competências?

R: O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências é desenvolvido num Centro Novas Oportunidades.

P: Quando se inicia o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC)?

R: O processo RVCC pode ser iniciado em qualquer altura do ano, com um horário a ser acordado entre o adulto e o Centro Novas Oportunidades.

P: Como se inicia um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC)?

R: Após o preenchimento da ficha de inscrição é iniciado, pela equipa de profissionais do Centro Novas Oportunidades , um trabalho de definição do perfil de entrada de cada adulto, de forma a encaminhá-lo para um processo de RVCC ou para uma oferta formativa mais adequada.

P: Como se obtém a certificação através do reconhecimento e validação de competências?

R: O processo de RVCC é desenvolvido com base num referencial de competências-chave de educação e formação de adultos de nível básico ou de nível secundário e com o acompanhamento de uma equipa técnico-pedagógica (profissionais de RVC e formadores das áreas de competências-chave). A validação das competências é formalizada numa sessão de júri, conduzindo à emissão de um certificado e/ou diploma.

P: Que certificação se obtém um adulto que desenvolva um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC)?

R: Consoante os casos, um processo de RVCC pode conduzir a um certificado de 1º, 2º ou 3º ciclo e, neste último caso, a um diploma do ensino básico, ou a um diploma de ensino secundário.

Imprensa

Confirme excertos da nossa presença na imprensa escrita:

A Associação Comercial abraça este novo campo de ensino no seguimento de todas as acções formativas que tem tido desde 2000”, começou por referir Franquelim Marques, ao recordar que a instituição arrancou, ao nível da formação, com os cursos nocturnos para activos. Posteriormente, decidiu dar, também, atenção aos cursos tecnológicos para desempregados.

"Correio de Azeméis"

Escola da vida
Segundo uma das formadoras, a realidade portuguesa tende a valorizar os contextos formais como sendo os únicos ao nível da aprendizagem. No CNO fala-se, acima de tudo, da escola da vida, no sentido de se valorizar outras experiências adquiridas em diferentes contextos.
E, de facto, esta metodologia, em termos europeus, está prevista no Código de Trabalho francês. Por lei, qualquer trabalhador terá direito a aceder ao processo de balanço de competências, não só para a certificação escolar, como acontece em Portugal, mas também para a valorização profissional.

"Correio de Azeméis"

Novas Oportunidades de ‘visita’ em Fajões
No passado dia 20, o salão nobre Artur José de Pinho, na Junta de Freguesia de Fajões, acolheu uma sessão de elucidação sobre o funcionamento e fases da certificação de competências dos cursos Novas Oportunidades.

A ACCOAVC tem esta valência em funcionamento desde 1 de Março deste ano e tem a particularidade de ser itinerante, tendo já deslocado os seus serviços a todo o concelho, contando neste momento com 300 inscritos e com uma grande adesão por parte das empresas.

Na oportunidade, o presidente de Junta da freguesia anfitriã, Luís Filipe Oliveira, referiu a importância que o seu Executivo dá aos meios e processos que se destinem ao enriquecimento e valorização dos níveis de instrução e de cultura da população.

Observou, por isso, que os objectivos do CNO vão ao encontro dos objectivos da Autarquia, que por meio do seu espaço Internet, da realização de cursos diversos, de colóquios e de apoio à arte e ao desenvolvimento cultural, quer conduzir ao desenvolvimento sócio-económico de Fajões.

"A Voz de Azeméis"

Sessões de Divulgação

As sessões de divulgação têm como objectivo fazer a apresentação do Centro Novas Oportunidades, sendo que para o efeito, em muitas situações, os técnicos deslocam-se às localidades, no sentido da promoção da proximidade com o público-alvo do CNO.

Numa primeira fase de divulgação o trabalho incidiu sobre o concelho de Oliveira de Azeméis, existindo diligências para alargar o nosso campo de actuação a Vale de Cambra, S. João da Madeira e Santa Maria da Feira.

Algumas das localidades onde já estivemos presentes incluem as freguesias de S. Roque, Carregosa, Nogueira do Cravo, Madaíl, Cesar, Macinhata da Seixa, Pindelo, Fajões, S. Martinho da Gândara, Loureiro, Ul, Travanca, Ossela, Palmaz, Santiago de Riba Ul, Cucujães, Pinheiro da Bemposta e Oliveira de Azeméis, sessões realizadas devido à colaboração das respectivas Juntas de Freguesia.

Noutras ocasiões realizaram-se sessões solicitadas por entidades e empresas que nos contactam para o efeito e que desejam promover processos de RVCC ou formação junto dos seus colaboradores.

Se estiver interessado em promover uma sessão na sua localidade, entidade ou empresa, não hesite em contactar-nos!

Ofertas e Percursos


Esquema de Percursos de Qualificação

Quando um/a Adulto/a se dirige ao CNO da ACCOAVC é recebido por um técnico especializado que o/a informa sobre a missão do CNO e o(s) percurso(s)que poderá iniciar. Formalizada a inscrição seguem-se algumas sessões de diagnóstico que passam por momentos individuais e colectivos, findos os quais se negoceia o encaminhamento mais adequado e o/a adulto/a decide o melhor projecto de formação e qualificação para si.
Até esta fase de Acolhimento, Diagnóstico/Triagem e Acolhimento, todos os Adultos têm o mesmo percurso, sendo que a partir desse momento este variará em função do encaminhamento e da decisão do/a adulto/a. Essa decisão pode passar por vários percursos, seja pela realização de um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) ou por outro percurso formativo, entre os quais Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), Cursos Profissionais, Cursos de Educação e Formação (CEF), Cursos de Aprendizagem, Formações Modulares, entre outras ofertas existentes.

Público


Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode dirigir-se ao CNO, onde será trabalhado um plano pessoal de qualificação, no sentido de se definir um projecto ajustado a cada um.

Qualquer entidade ou empresa que pretenda investir na qualificação dos seus colaboradores pode contactar-nos e poderemos desenvolver processos formativos nas suas instalações.

Equipa Técnica

No CNO encontra uma equipa multidisciplinar de 11 técnicos, nas áreas da Psicologia, Ciências da Educação, Letras, Filosofia, Economia, Matemática, Biologia/Geologia e Informática, que tem por missão apoiar e orientar o(s) seu(s) projecto(s) de qualificação.

Invista em Si! Nós Fazêmo-lo!

Horário de Funcionamento

Encontramo-nos disponíveis para o/a receber no seguinte horário:


2.ª a 6.ª Feira: 9h00 às 22h00
Sábados: 9h00 às 13h00

Contactos

As nossas instalações encontram-se sedeadas na ACCOAVC e podem encontrar-nos através de:

Morada
Avenida César Pinho. 3720-235 Oliveira de Azeméis.
Telefones
256 698231/2/3

Faxes
256660858/9

Email

Website
http://www.accoavc.pt/


Reconheça o que sabe!Visite-nos!

09/07/08

Apresentação Inicial

O Centro Novas Oportunidades da ACCOAVC foi criado a 1 de Março de 2008 e encontra-se sedeado nas instalações da Associação Comercial dos Concelhos de Oliveira de Azeméis e de Vale de Cambra, entidade promotora do projecto.

Como qualquer projecto, passou por um intenso período de promoção e de divulgação, sempre em curso.

Como qualquer projecto que se concretiza e que existe para a população local, trabalha em estreita proximidade com o seu público.

Como qualquer projecto/serviço em prol do desenvolvimento comunitário e da promoção de oportunidades de qualificação, conta com uma equipa técnica motivada e empenhada em se distinguir pela qualidade.

O Mote: "Reconheça o que sabe... certifique-se!"